Pensamento
Janeiro
Sir William Osler
1849-1919


"O ato importante é retirar de cada caso uma lição para sua educação. O valor da experiência não está em ver muito, mas em enxergar com sabedoria".
Sir William Osler, canadense, médico clínico, professor, educador, pesquisador, historiador e humanista.
Fevereiro
Sir Peter Brian Medawar
1915-1987


“Eu não posso dar a um cientista de qualquer idade um melhor conselho do que isto: a intensidade da convicção de que uma hipótese é verdadeira não tem influência sobre se é verdade ou não.”
Sir Peter Brian Medawar (1915-1987), biólogo britânico, nasceu em Petrópolis, Rio de Janeiro - Brasil. Ganhador do Nobel de Medicina de 1960, juntamente com Frank Burnet, por desenvolver o soro antilinfocitário, capaz de reduzir os efeitos de rejeição em transplantes de órgãos. Não é considerado como um ganhador brasileiro do Nobel porque, em 1933, perdeu sua cidadania brasileira por não ter cumprido o serviço militar obrigatório.
Março
Moacyr Jaime Sciliar
1937-2011


“A medicina é um mergulho na condição humana. A literatura também.”
Moacyr Jaime Scliar (1937-2011), escritor brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras desde 2003, médico especialista em saúde pública e professor universitário.
Abril
Carl Gustav Jung
1875-1961


“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”
Carl Gustav Jung (1875-1961), psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica.
Maio
Rubem Azevedo Alves
1933-2014


“Há de se viver bem. Há de se morrer bem. A ideia de que a medicina é uma luta contra a morte está errada. A medicina é uma luta pela vida boa, da qual a morte faz parte.”
Rubem Azevedo Alves (1933-2014), psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro.
Junho
Siddhartha Mukherjee
21 de junho de 1970


“O corpo humano é muito mais complexo do que a medicina pode prever. O que Voltaire escreveu nos serve como um lembrete: não sabemos nada sobre o corpo humano. Precisamos saber muito mais. É importante refletir sobre isso com humildade.”
Siddhartha Mukherjee, oncologista e escritor indiano, premiado por seu livro sobre o câncer, O Imperador de Todos os Males.
Julho
Sir Tom Stoppard
3 de julho de 1937


“Uma atitude saudável é contagiosa, mas não espere para pegá-la dos outros. Seja um portador.”
Sir Tom Stoppard é um dramaturgo e roteirista inglês de origem checa, conhecido por obras como Shakespeare Apaixonado (1998), Brasil: O Filme (1985) e Rosencrantz & Guildenstern Estão Mortos (1990).
Agosto
Vinicius de Moraes
1913-1980


“Amai, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido.”
Vinicius de Moraes foi um poeta, compositor, dramaturgo, jornalista, roteirista e diplomata brasileiro. Sua música "Garota de Ipanema", composta em parceria com Tom Jobim, é uma das mais importantes canções da história da música brasileira.
Setembro
Augusto
Jorge Cury
2 de outubro de 1958


“Quando uma pessoa pensa em suicídio, ela quer matar a dor, mas nunca a vida.”
Augusto Jorge Cury é um médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor de autoajuda brasileiro. De acordo com a Folha de São Paulo, foi o autor mais lido no Brasil da última década.
Outubro
Willian Shakespeare
1564-1616


“De todos os conhecimentos possíveis, o mais sábio e útil é conhecer a si mesmo.”
Willian Shakespeare, renomado poeta, dramaturgo e ator inglês do Século XV, conhecido por obras como "Romeu e Julieta", "Hamlet", "Rei Lear" e "Otelo".
Novembro
Carlos Juliano Torres Pastorino
1910-1980


“Renove sua saúde por meio de afirmações positivas. Envie pensamentos positivos de saúde a seus órgãos e células, e forneça a seu corpo alimentos sadios, para não lhe dar demasiado trabalho.”
Carlos Juliano Torres Pastorino foi um ex-padre, radialista e escritor brasileiro que se dedicou ao estudo da Doutrina Espírita e da fenomenologia mediúnica; é autor do livro de bolso que se tornou o maior best-seller de autoajuda no país, Minutos de Sabedoria.
Dezembro
Paolo Mantegazza
1831-1910


“Entre dois, entre três, entre muitos médicos bons, escolhei sempre o que tiver mais coração.”
Paolo Mantegazza foi um neurologista, antropólogo e escritor de ficção italiano, notável por ter isolado a cocaína da coca, que utilizou em experimentos, investigando seus efeitos anestésicos em humanos.